CREME ACELERA CICATRIZAÇÃO...  escrito em sexta 07 março 2008 08:15

acelera, cicatrizacao, creme

Blog de projetoinovador :projetoinovador, CREME ACELERA CICATRIZAÇÃO...

 

Um simples corte na pele pode ser um ferimento banal para muitas pessoas, mas não para cerca de 10% da população adulta brasileira que sofre de diabetes. A doença retarda o processo de cicatrização e deixa a ferida sujeita a infecções que, em alguns casos, podem causar até a amputação de algum membro. A ameaça está mais próxima de ser extinta, graças a pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Eles desenvolveram um inédito creme à base de insulina que acelera e, praticamente, iguala o processo de cicatrização de feridas em relação a quem não tem a doença.

 

A novidade já foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e pode ser lançada no mercado brasileiro já no fim do ano que vem, desde que os pesquisadores consigam finalizar os testes feitos em seres humanos.

 

- Finalizamos os estudos em animais e já estamos testando o produto em 14 pessoas, com grande eficácia. Agora, precisamos de mais voluntários - diz o endocrinologista e professor da Unicamp, Mário Saad, que coordena a pesquisa.

 

Vantagens

 

Na prática, o "creme de insulina" - como vem sendo chamado o produto - conseguiu igualar o tempo de cicatrização de ferimentos em animais diabéticos e não-diabéticos. Nos testes, um corte de um centímetro levou nove dias para cicatrizar totalmente em animais saudáveis.Nos diabéticos, a cicatrização, que era de 15 dias, com o uso do creme, também ocorreu em nove dias.

 

Este é o primeiro produto à base de insulina utilizado para acelerar a cicatrização de feridas. Um outro tipo de creme (PDGF) usado com o mesmo propósito já existe nos Estados Unidos, porém, de acordo com Mário Saad, o produto brasileiro leva vantagem.

 

- Depois de lançado no mercado, nosso creme será infinitamente mais barato. Além disso, o produto não é absorvido pelo organismo. Sua ação se restringe ao local do ferimento e não há qualquer contra-indicação - explica.

 

Possibilidades

 

Durante os testes, a aceleração efetiva do processo de cicatrização, a princípio, só aconteceu nos animais diabéticos. Nos não-diabéticos, em vez de nove dias, a ferida cicatrizou em oito, com o creme.

 

- Ainda é prematuro dizer se o creme acelera o processo em qualquer circunstância, pois ainda não o testamos em humanos não-diabéticos. Mas é provável que vítimas de outras patologias, como hipertensão e varizes, que causam retardo na cicatrização, também possam se beneficiar - diz o endocrinologista, que teve como parceira de pesquisa a enfermeira Maria Helena Melo Lima, também da Unicamp.

 

Previsão de chegada ao mercado: final de 2008

 

Maiores informações através do site: www.unicamp.br

 

Site: http://www.docesamigos.org.br

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.226.180.223) para se identificar     

Nenhum comentário
CREME ACELERA CICATRIZAÇÃO...


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para projetoinovador

Precisa estar conectado para adicionar projetoinovador para os seus amigos

 
Criar um blog